Para Viver

Trekking em Portugal: os 7 locais mais trendy!

Fim de semana após fim de semana tem de puxar pela cabeça para pensar em novos planos originais para um dia bem passado longe da agitação citadina. E que tal fazer uns passeios nos sítios mais trendy de trekking em Portugal? Mochila às costas, garrafa de água cheia, chapéu na cabeça e “siga pra bingo”!

Ah, e sempre pode juntar o exercício físico a fotos de fazer inveja a todos os seguidores nas redes sociais!

Quer conhecer os sítios mais trendy de trekking em Portugal? Veja as sugestões abaixo e apaixone-se (ainda mais) por este cantinho plantado à beira mar.

7 percursos de trekking em Portugal

Sete vales suspensos, Lagoa

Já aqui escrevemos sobre as praias mais secretas do Algarve, mas o retângulo mais a sul de Portugal não é apenas local de praias e bolas de berlim de alfarroba. Nestes locais muito concorridos de toalhas e sombrinhas, o que a maioria desconhece é que existe um dos percursos mais fascinantes de trekking em Portugal.

7 vales suspensos

Entre as míticas Praia da Marinha e Vale  de Centeanes terá 5,7 kms de caminhada. O percurso é simples mas o tempo passará a voar já que irá tirar foto atrás de foto às arribas gastas pelo mar, às praias escondidas ou aos ninhos de gaivotas que aqui habitam. Mais fascinante promete ser a visita às grutas de Benagil. Se gostar da perspetiva de cima experimente a de mar fazendo uma visita de barco.

Saiba mais sobre o percurso aqui.

Trilho da Frecha da Mizarela PR7, Arouca

Já muitos conhecem os encantos dos Passadiços do Paiva mas poucos sabem que Arouca é um dos locais mais privilegiados para realizar um bom trekking em Portugal. Um dos mais encantadores nesta “serra encantada” é o que nos permite ficar bem próximo da magnífica queda de água de 75 metros.

Os 8 kms de percurso vão levá-lo a segredos ainda bem escondidos. Se as pequenas aldeias congeladas no tempo, os riachos e ribeiros que nos levam a lagos de água cristalina e as vistas desafogadas que prometem hipnotizar qualquer comum mortal não são motivos suficientes para esta visita, vasculhe o Geoparque e descubra outros encantos.

Saiba mais sobre o percurso aqui.

Pode ainda optar uma por uma excursão guiada nos Passadiços do Paiva. Esta solução é para grupos de até 8 pessoas.

Fisgas do Ermelo, Vila Real

Situado em plena Serra do Alvão, este é um dos percursos mais bonitos de trekking em Portugal. Com um total de 12,4 kms que se inicia e termina na Aldeia de Ermelo, vai cruzar-se com rebanhos de cabras guiados por pastores que darão o seu melhor sorriso e um bom dia sincero.

Ao longo do percurso muitos são os pontos que merecerão o seu repouso – Alto da Cabeça Grande, Piócas de Cima, aldeia de Varzigueto, Cancela do Miradouro, Piócas de Baixo e Ponte da Abelheira. A beleza do local convida a vê-lo em vários momentos do dia, e se pensar em pernoitar por lá escolha o lindíssimo Mondim Água Hotel. Não se irá arrepender.

Saiba mais sobre o percurso aqui.

Trilho dos Pescadores, Costa Vicentina

Se quer uma experiência de ultra trekking em Portugal este é o percurso que deve escolher. Com 125 kms sempre junto ao mar entre dunas e falésias o difícil é escolher qual a etapa mais bela entre Porto Covo e o Cabo de S. Vicente.

Vila Nova de Milfontes, Odeceixe, Zambujeira do Mar ou Carrapateira são apenas alguns dos lugares mágicos que cruzará. Como canta Rui Veloso, roa uma laranja na falésia, olhe o mar azul à sua frente e ouça o rouxinol no calmo improviso do poente.

Saiba mais sobre o percurso aqui.

Se tiver dúvidas de como planear esta viagem mergulhe na Rota Vicentina e faça-se ao caminho.

Ecopista do Rio Minho, Valença

Com 22 kms de distância este percurso percorre toda a margem do rio Minho entre Monção e Valença. Já mereceu, inclusive, distinções internacionais, recebendo o galardão de 3º melhor percurso da Europa. Esta antiga linha ferroviária é um dos percursos mais confortáveis de trekking em Portugal e por isso poderá também ter a companhia de vários ciclistas nesta sua jornada.

Esta zona é fértil em vinhas de Alvarinho e poderá contemplar bonitas quintas ao longo do percurso. No final do percurso pode e deve deixar-se apaixonar pela histórica cidade de Valença e perder-se nas suas calçadas muralhadas.

Saiba mais sobre o percurso aqui.

Faial Costa a Costa, Horta

Sendo os Açores um arquipélago de origem vulcânica, os lugares de beleza ímpar são garantidos e por isso tem de estar na lista de locais trendy de trekking em Portugal. Da muita escolha, a nossa sugestão é a que percorre a ilha do Faial. Com um total de 37 kms vai ficar estupefato com a beleza de cada metro percorrido e com os mais de 800 mil anos de história! Percorrerá cones vulcânicos, furnas e crateras até chegar a um cenário único provocado pela erupção do vulcão dos Capelinhos em 1957-58.

Obrigatório ainda na ilha é a visita ao histórico Peter Café Sport, beber um gin e escutar histórias de marinheiros que atravessaram o atlântico.

Saiba mais sobre o percurso aqui.

Vereda do Areeiro, Madeira

Com 7 km de distância, este percurso liga os dois pontos mais altos da ilha da Madeira – Pico Ruivo e Pico do Arreiro. Neste percurso poderá sentir os cheiros da ilha, já que estará sempre acompanhado pelas orquídeas das rochas, as violetas e as antilídeas. Com a paciência necessária, verá ainda várias aves locais que aproveitam as grutas escavadas nos tufos vulcânicos para nidificarem. Com bom tempo, do alto do Pico do Ruivo,  terá uma visão 360º graus da ilha.

Caminhos estreitos, miradouros que nos provocam suspiros e aves que nos fixam o olhar, fazem deste percurso um dos mais belos percursos de trekking em Portugal.

Saiba mais sobre o percurso aqui.

Se preferir companhia ou roteiros guiados, não deixe de ver as opções disponíveis na Get Your Guide.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.