Só Porque Sim

Contamos as calorias das bebidas de verão: surprise, surprise!

Dias de sol e noites com temperatura amena são um convite ao happy hour, aos jantares com amigos e, claro, à hora do drink. Mas, será que nos sabe dizer quais são as calorias das bebidas de verão? Gin, mojito, marguerita, cerveja, vinho, sangria… Entram todas nos nossos cálculos. Será que se vai surpreender com aquele cocktail super relaxante que provou (ou abusou) na última sexta-feira? Descubra.

Calorias das bebidas de verão: contamos todas

A preparar o corpo e a alma para uma noite de copos? Então, se quer manter a linha sem perder pitada de diversão, vai já repensar a bebida que vai escolher depois de saber as calorias das bebidas de verão.

Cerveja

350ml da adorada loira bem fresca somam 153 calorias, que é composta sobretudo por água.

Gin

Tudo vai depender do Gin que escolher, mas podemos dizer que 100 ml desta bebida alcóolica têm, em média, 200 calorias.

Uma dose de gin não é demasiado calórica, mas é caso para dizer que o perigo mora ao lado. Sim, a grande quantidade de calorias está num outro ingrediente que juntamos ao gin: a água tónica, que muitas vezes está cheia de açúcares. Por isso, escolher um gin tónico tradicional, com água tónica, lima e especiarias pode mesmo prejudicar a dieta. Opte pela água das pedras, que tem apenas 19 calorias por dose e some cerca de 100 calorias da dose de gin. Resultado: 119 calorias.

Mojito

No top das calorias das bebidas de verão está o Mojito. Rum, lima, açúcar, água gaseificada e folhas de hortelã. O resultado? Um mojito tem 217 calorias, o que torna esta bebida potencialmente calórica.

Marguerita

Existem 172 calorias numa marguerita. Não nos parecem demasiadas, embora tudo possa mudar se ficar a pedir a bebida até à hora de fecho do bar.

Vinho tinto

E como em Portugal o vinho tinto casa bem com qualquer estação, é natural que seja muito pedido até por quem está de dieta. Se acha que esta bebida é super calórica, desengane-se: na nossa lista de bebidas de verão, com exceção da cerveja, esta é a mais amiga da dieta.

As calorias? Entre 123 a 130, por copo (150ml). O vinho Chianti, um vinho seco com notas frutadas e que é produzido na região italiana da Toscana, é ainda menos calórico: tem 87 calorias.

Vinho branco

Curiosamente, pode contar com as mesmas calorias do vinho tinto.

Sangria

Fresca, frutada e muito pedida, a sangria é verdadeiramente adorada e tem, em média, 173 calorias por copo.

Porque é que as bebidas não são amigas da sua dieta?

A resposta é simples e são os especialistas em nutrição que nos dão: quando ingerimos uma bebida alcoólica, o nosso organismo apanha um valente susto. Isso porque o corpo não é capaz de reconhecer o álcool e fica preocupado, o que faz com que acelere o seu metabolismo para o eliminar o mais rapidamente possível. Acontece exatamente o mesmo com a ingestão de veneno, por exemplo (pasmem!).

E o que acontece quando o nosso sistema se dedica exclusivamente a metabolizar a bebida? Ele esquece da comida e armazena essa energia – ou seja, guarda a gordura para mais tarde. Para piorar o cenário, isto atrasa a correta absorção de minerais e vitaminas.

Será que a situação ainda pode piorar? Pode. Como o organismo não sabe utilizar bem a energia das bebidas alcóolicas, acaba por reter mais calorias do que metabolizar, e isso resulta na acumulação de gordura. E como a metabolização do álcool é acelerada, o corpo também não tem tempo de queimar outras reservas. Ou seja, ao alinhar no happy hour, não vai mesmo queimar nadinha, só vai somar. Ainda assim, ninguém é de ferro e o tempo de relax pode fazer valer o pecado – certo?

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.