Para Inspirar, Para Viver

Chapitô à mesa: comer bem no panorâmico que respira arte na capital

Imagine uma panorâmica com vista para o Tejo, emoldurada por uma sala de ar pitoresco e romântico, que mistura toques étnicos com um ar rústico quase incomparável. Na cozinha moderna, onde comer bem é sinónimo de fusão, encontramos a arte saída das mãos do chef Bertílio Gomes e, logo ao lado, sentamos na sala de inspiração portuguesa. Estamos no Chapitô à Mesa e garantimos: a experiência é única.

Chapitô à mesa: comer bem e uma das vistas mais cool de Lisboa

Logo ao entrar, estamos na esplanada – um miradouro que privilegia os grelhados a carvão de lenha e que, claro, inspira um convite ao convívio. Subimos por umas escadas em caracol até ao primeiro andar e é mesmo aí, na sala de cima, que chegam à mesa pratos de fusão que comprovam que é possível fazer gastronomia moderna sem esquecer o toque da culinária tradicional (e sem perder pitada de sabor, antes pelo contrário).

chapito

A sala, que oferece a deslumbrante vista da capital, onde estendemos os olhos sobre o rio Tejo, está decorada com pequenas lâmpadas que nos dão a impressão de um verdadeiro jantar à luz das velas. Um visual romântico, mas também super descontraído.

O Chapitô, além de bar e restaurante, é um projeto social, cultural e educativo, que faz a ponte entre as áreas de intervenção social e o conceito de animação através das Artes e Espetáculo. Por isso mesmo, o ambiente artístico é presença garantida. Um spot em Lisboa que vale a pena visitar (e repetir).

Chegue ao pôr-do-sol e, se a agenda do local indicar, não saia antes de assistir a um dos espetáculos na tenda. É que o Chapitô à Mesa, Bar e Restaurante, está integrado na escola de circo que lhe dá nome e que é referência há décadas.

O que comer no Chapitô à Mesa?

A especialidade do Chapitô é o Bacalhau à Bertílio Gomes, que serve o bacalhau à Brás entre camadas super crocantes de batatas. A carta fixa é alterada duas vezes ao ano, mas se tiver a oportunidade de provar o carpaccio de polvo e as bochechas de porco com amêijoas, não a deixe passar. São puro deleite! Para a sobremesa, que tal um chococircus? O doce é feito à base de chocolate, café e caramelo.

polvo

Há ainda, além das entradas, petiscos perfeitos para comer em boa companhia. Os menus do dia, a preços mais simpáticos, incluem sopa, prato principal feito com produtos do dia comprados no mercado, e uma sobremesa.

Onde fica?
Rua Costa do Castelo, nº 7, São Cristóvão e São Lourenço, Lisboa. Mesmo junto às muralhas do Castelo de São Jorge.

Como contactar?
Tel: 218875077
Site: http://chapito.org/
Facebook:  https://www.facebook.com/ChapitoAMesa
E-mail: chapitoamesa@gmail.com

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.