Para Usar

Suplementos alimentares para engordar com saúde

É muito comum ouvirmos alguém a reclamar que deseja emagrecer por motivos de saúde ou pela estética, mas há pessoas que querem fazer o caminho inverso. Logo, ingerir suplementos alimentares para engordar com saúde pode ser uma ótima opção.

Quem precisa de suplementos alimentares para engordar?

Muitas pessoas têm dificuldade em engordar e precisam de suplementos alimentares para recuperar o peso perdido ou para ganhar massa corporal, como no caso dos atletas. Os motivos podem ser os mais diversos e podem surgir em diferentes idades, desde as crianças até aos idosos. Os principais grupos indicados para o uso de suplementos alimentares para engordar são os seguintes:

Vegetarianos ou vegans

Não há dúvida de que a alimentação vegetariana ou vegan é saudável, mas, ainda assim, os adeptos deste tipo de alimentação ou estilo de vida podem recorrer a uma suplementação alimentar caso os nutrientes ingeridos não sejam suficientes.

Atletas

Os atletas gastam muito mais calorias e sais minerais do que nós, pobres mortais, em função dos seus rigorosos treinos. Logo, os suplementos são uma boa opção para repor os sais minerais, recuperar o tecido muscular, diminuir o cansaço e ajudar a desenvolver mais massa magra.

Idosos

As pessoas mais velhas apresentam naturalmente perda muscular e óssea. Além disso, podem desenvolver restrições alimentares, o que impede a ingestão de um determinado grupo de alimentos ricos em nutrientes. Há a necessidade, então, de compensar a perda de peso.

Ectomorfos

São pessoas com um biótipo magro que possuem o metabolismo muito acelerado e não conseguem ganhar peso apenas com a alimentação normal. Os suplementos alimentares para engordar são recomendados nesse caso.

Doentes oncológicos

Pessoas que estão em processo de tratamento do cancro costumam perder peso e ficar com o organismo bastante debilitado. Fazer uso dos suplementos alimentares para engordar nessa fase é essencial, mas sempre com aconselhamento profissional.

Pacientes em recuperação

Existem muitas pessoas que estão em processo de recuperação após passar por uma cirurgia ou doença e não conseguem fazer uma boa alimentação, ou perderam muito peso em função disso. Suplementos alimentares para engordar nesse caso podem ser indicados por um profissional.

Mulheres que estão a amamentar

Durante o período de amamentação, as mulheres costumam perder peso e os seus organismos ficam carentes de cálcio, já que boa parte desse nutriente é destinado ao leite materno. Os suplementos são auxiliares na recuperação do peso e dos nutrientes durante esta fase.

Pessoas com intolerância ou alergia

É cada vez mais comum encontrar pessoas que precisam de excluir certos alimentos das suas dietas por terem desenvolvido intolerância ou alergia aos mesmos. Com isto, podem perder muito peso ou apresentar insuficiência de certos nutrientes. Para reverter esse quadro, o uso de suplementos alimentares para engordar pode ser a solução.

Doentes renais crónicos

Uma doença renal costuma exigir do paciente uma dieta extremamente rígida, o que enfraquece o seu organismo em termos nutricionais e resulta na perda de peso. Uma suplementação alimentar pode ser indicada pelo nefrologista, o médico que cuida dos rins, para o aumento de peso, a melhoria no sistema imunitário e a diminuição da fadiga.

suplementos alimentares para engordar

Quais os melhores suplementos alimentares para engordar?

Hipercalóricos

O nome já diz tudo: são suplementos que garantem muitas calorias (mesmo) a quem quer engordar. Os suplementos hipercalóricos são feitos basicamente de hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais. Uma bebida hipercalórica pode ter 600 calorias por exemplo, o que acelera o aumento de peso.

Exemplo: Mistura Weight Gainer da Myprotein

BCAA

Muito conhecido nos ginásios, o BCCA (Branched Chain Amino Acids) é um grupo formado por 3 aminoácidos essenciais: Leucina, Valina e Isoleucina. O BCAA ajuda a ganhar peso e massa muscular, além de melhorar a fadiga e a imunidade. O resultado para quem faz exercício regularmente é o ganho de massa muscular. As pessoas que não fazem exercício apenas ganham peso.

Exemplo: Prozis

Whey Protein

É o mais conhecido e popular dos suplementos alimentares para engordar. É feito a partir da proteína do soro do leite e é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, pois contém todos os aminoácidos, que são moléculas integrantes das proteínas, de que o nosso organismo precisa, mas não consegue produzir. Tudo isso faz do Whey Protein um grande aliado no ganho de peso e de massa corporal.

Exemplo: Whey Decathlon

Glutamina

A glutamina é um dos aminoácidos que constituem as proteínas e é também o mais abundante nos tecidos musculares e no plasma sanguíneo. Esse aminoácido age para o crescimento muscular, é fonte de energia para o sistema imunológico, contribui para a melhoria de doenças intestinais e auxilia na desintoxicação de amoníaco.

Exemplo: Celeiro

Maltodextrina

É um hidrato de carbono muito indicado para ser consumido antes e depois de atividades físicas, pois é fonte de energia, apresenta fácil digestão e é absorvido rapidamente pelo organismo. A maltodextrina ajuda a suprir o gasto calórico, contribuindo para o ganho de massa muscular. Este hidrato de carbono também auxilia na reposição de energia e calorias após treinos e exercícios.

Exemplo: Bulk

Creatina

A creatina é um nutriente que é sintetizado a partir de 3 aminoácidos: Arginina, Glicina e Metionina. As nossas células musculares armazenam este conjunto de aminoácidos. Há uma maior síntese de proteínas e um aumento da massa muscular quando o uso da creatina é associado aos exercícios de força ou intensidade, como levantamento de pesos, lutas ou curtas corridas de velocidade, conhecidas como sprints.

Exemplo: Nutribody

Quais são os riscos em utilizar suplementos alimentares para engordar?

Fazer uso exagerado de suplementos alimentares para engordar e sem a prescrição de um profissional adequado pode causar sérios problemas à saúde, pois órgãos como o fígado e os rins podem ficar sobrecarregados por processarem uma grande quantidade de substâncias.

Então, é muito importante consultar um nutricionista ou um médico para uma recomendação apropriada para cada caso, pois esse profissional analisará as necessidades individuais do paciente, considerando o histórico de saúde, a alimentação, a idade, as atividades físicas realizadas e o objetivo a ser alcançado.

Os suplementos alimentares para engordar são saudáveis e excelentes aliados para o aumento de peso e massa muscular, além de vários outros benefícios, mas devem ser utilizados com o acompanhamento de um profissional.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.