Para Usar

Como escolher a melhor smart tv: o que fazer e o que não fazer

Se quer comprar uma smart tv mas é leigo na matéria, nós ajudamos. Fique a saber como escolher a melhor smart tv!

Como escolher a melhor smart tv – as nossas sugestões

Prepare-se, porque não vai ser fácil saber como escolher a melhor smart tv! Já lá vai o tempo em que escolher uma televisão era uma tarefa simples: bastava decidirmos o tamanho do ecrã, o tipo de imagem de que mais gostamos, e estava feito. Agora, tudo se complicou, e muito, com o advento das smart tv’s, e há toda uma panóplia de especificidades a ter em conta para se saber como escolher a melhor de entre todas as opções existentes no mercado.

A importância de ter uma boa televisão

Um dos produtos tecnológicos mais importantes é inequivocamente a televisão; este produto mudou o mundo com a possibilidade de transmissão de áudio e imagem em simultâneo, à distância. Para muitos, a televisão é um claro descendente da rádio, que, contrariamente a muitos vaticínios e profecias, nunca morreu – pelo contrário, está de boa saúde.

Muito se disse também em relação ao futuro da televisão nas últimas décadas: que poderia estar em risco tal como a conhecemos, ou até desaparecer, sobretudo devido ao contínuo e irresistível apelo da programação de conteúdos à medida das vontades do espectador (no Youtube e na Netflix, por exemplo). Mas a verdade é que a transformação não foi assim tão radical. Vendo bem as coisas, a passagem da emissão a preto e branco para a emissão a cores, que se deu na década de sessenta, era tão previsível quanto o aparecimento da smart tv.

A televisão, na verdade, tem acompanhando a par e passo o aparecimento das novas tecnologias, com elas se modificando e a elas se adaptando.

O que é uma smart tv?

A smart tv, também conhecida por televisão interativa ou televisão híbrida, é uma televisão com internet e tecnologia wi-fi integradas, um exemplo perfeito de mistura entre um computador e uma televisão. Além das funções tradicionais de aparelhos televisores, as smart tv também oferecem televisão transmitida via Internet, e permitem fazer streaming de dados e conteúdos. Normalmente, possibilitam a interação com smartphones e outros dispositivos móveis.

A smart tv veio responder à vontade de estarmos na maior parte do tempo, senão sempre, conectados à internet. Se já acontecia com os smartphones, porque não implementar o mesmo princípio na televisão? Afinal de contas, esta grande tendência tecnológica que é a “internet of things” tem-se estendido a todo o tipo de aparelhos: frigoríficos, aspiradores, sistemas de segurança doméstica, colunas de som e hubs, entre muitos outros.

Veja também as nossas 10 sugestões de produtos inteligentes para a casa.

Sabe em que ano apareceram oficialmente as smart tv no mercado global?

Foi em 2015. Com o surgimento das smart tv, o mercado de oferta de conteúdos televisivos sofreu um autêntico boom. O número de canais disponíveis aumentou para largas dezenas na maioria dos casos, incluindo canais de acesso pago, através de assinaturas cobradas à parte do serviço normal de televisão. Esta tecnologia até chegou a recuperar alguns conceitos que pareciam irremediavelmente perdidos no tempo – estamos a falar dos videoclubes, agora ressuscitados, mas no reino exclusivamente digital.

Então, como escolher a melhor Smart TV?

Em primeiro lugar, há que ter em conta que cada marca tem um sistema operativo diferente. Isto significa que haverá algumas apps com as quais poderá contar, e outras a que não terá acesso, dependendo da escolha de compra que fizer.

Em segundo, se está a pensar em adquirir uma smart tv para fazer as vezes do seu computador pessoal, tablet ou até smartphone, tire o cavalo da chuva imediatamente – uma smart tv não lhe permitirá de modo nenhum tirar partido de muitos dos recursos que esses dispositivos oferecem. Talvez num futuro próximo, mas por enquanto ainda não.

Outra coisa importante a saber é que poderá transformar a sua televisão numa smart tv, e assim evitar comprar uma nova. Basta apenas adquirir um aparelho, e voilá!

Os sistemas operativos

Agora que já decidiu que quer avançar para a compra de uma smart tv fique desde já saber que uma das principais formas de as distinguir reside no seu sistema operativo. Atualmente há seis sistemas operativos diferentes no mercado, todos com funcionalidades distintas. São eles:

  • Android TV, da Sony: pode contar com apps e conteúdos de serviços como a HBO, Google Play Filmes, entre outros;
  • WebOS, da LG: fácil de configurar e usar, embora tenha poucas opções de apps disponíveis. O controlo remoto permite aproximar a imagem e vê-la em detalhe, fazendo zoom. É possível também navegar na imagem a 360 graus.
  • Tizenn da Samsung: deteta e conecta-se com outros aparelhos inteligentes. Também oferece canais gratuitos e possui um mecanismo de pesquisa para encontrar conteúdos, que é considerado lento.
  • Roku TV, da TCL e Hisense: apresenta um programa de pesquisa conveniente e uma boa seleção de apps. A pesquisa permite encontrar facilmente um conteúdo e saber em que canal está, estará ou esteve disponível, e se há um custo associado à sua visualização.
  • SmartCast, da Vizio: sistema operacional mais lento que os das restantes, embora tenha uma boa seleção de apps.
  • Amazon Fire TV, da Westinghouse: sistema com um desempenho sólido.

Outras dicas sobre como escolher a melhor smart tv

Não compre uma smart tv com resolução inferior a 4K; não compre uma TV com taxa de atualização inferior a 120 Hz; as smart tv OLED parecem muito melhores do que um LCD LED típico, mas a diferença de preço é abismal e não compensa; adquira uma smart tv que tenha pelo menos quatro portas HDMI; informe-se se é compatível com HDCP.

De acordo com todas estas dicas, estas são as opções mais fiáveis no momento:

  • TCL 40S325 40 Inch 1080p Smart LED Roku TV (2019)
  • Samsung 50NU7100 Flat 50″ 4K UHD 7 Series Smart LED TV (2018)
  • LG 43LK5700PUA 43″-Class HDR Smart LED Full HD 1080p TV (2018) + 6ft
  • Samsung 43 5200 Series – Full HD Smart LED TV – 1080p, 60MR

Veja aqui mais exemplos de smart tv’s. Boas compras!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.