Para Inspirar, Para Viver

6 snacks noturnos para petiscos menos pecaminosos

O lanchinho da madrugada não tem de ser um pecado. Há, na verdade, snacks noturnos que são deleites permitidos e que até o podem ajudar a estar em forma. Duvida? Pode acreditar que, a partir de agora, vai poder assaltar o frigorífico sem deixar gramas a mais na balança.

6 snacks noturnos para quem tem uma gula especial à noite

1. Gelado

Gelado proibido? Nem por isso. O segredo está em preparar o gelado com fruta. Tome nota da receita e livre-se da culpa.

Vai precisar de…
Seis morangos previamente congelados
Três bananas também congeladas
1/2 colher (de chá) de sementes de papoila

Como fazer…
Triture as bananas (cortadas às rodelas), os morangos e as sementes numa liquidificadora. Quando tiver obtido uma mistura cremosa, delicie-se. Dica extra: se a mistura ficar espessa, adicione uma colher de água até estar no ponto certo.

2. Chocolate preto

Sim, é mesmo isso. Para as alturas em que apetece mesmo um copo de leite, temos um substituto perfeito: o chocolate preto – que tem menos gordura e açúcar, e é bastante menos processado. Mas a regra de ouro é escolher aqueles que têm 70% de cacau. O sabor pode, ao início, parecer um bocado amargo, mas a verdade é que é justamente isso que não o vai fazer viciar neste petisco – e isso é um passo largo a caminho do objetivo de ter uma dieta saudável, equilibrada e amiga da boa forma.

chocolate negro

3. Gomas de gelatina

Para os fanáticos por doces, que não abrem mesmo mão das gomas, a dica é valiosa: faça as suas próprias gomas (mais saudáveis e menos calóricas) com gelatina. A sugestão é perfeita, também, para fazer as delícias dos miúdos.

Vai precisar de…
20g de gelatina (incolor em pó)
200ml de água
1 saqueta de gelatina em pó (do sabor que mais apetecer)

Como fazer…
Comece por ferver a água e junte as gelatinas (incolor e de sabor). Misture tudo muito bem. O próximo passo é rechear pequenas formas de silicone, como aquelas do gelo, e levar por umas horas ao frigorífico. Deixe enrijecer e petisque, petisque, petisque…

4. Frutos secos, mas simples

Evite os frutos secos de compra torrados com mel e muito sal, e prefira aqueles que se apresentam ao natural. São deliciosos, benéficos para a saúde e nunca tão enjoativos.

Exemplo: 100gr de amendoins simples têm 567Kcal, somando 4g de açúcar e 47g de gordura. Parece muito? A escolha pela versão menos saudável, na mesma quantidade, contém 611Kcal, com 48g de gordura e mais 14g de açúcar.

5. Chips de batata doce

São deliciosas, estão na moda e são bastante menos pecaminosas do que a versão comum das batatas fritas de pacote. Quer associar mais vantagens? São super simples de fazer em casa (num instante) e são mesmo deliciosas. A prova é que já as vemos à mesa nos restaurantes e bares que estão de olhos postos nas comidas que são tendência.

Vai precisar de…
1 batata doce
Sal, pimenta e ervas a gosto

Como fazer…
Corte a batata em rodelas bem finas, tempere a gosto e leve ao forno (pré-aquecido a 120ºC ) durante, mais ou menos, 1 hora. Depois, deixe que arrefeçam por uns 10 minutos e o próximo passo é deliciar-se!

6. Pipocas caseiras

Diga adeus às batatas fritas de pacote e às pipocas de compra para conseguir controlar o sal, o açúcar e a gordura que ingere. Mas, para não perder pitada de sabor, fechamos a lista de snacks noturnos com uma sugestão tão simples quanto adorada: as pipocas caseiras.

Como fazer…
Num tacho, coloque 1 colher (de sopa) de milho, junte 1 colher (de café) de azeite e mais 1 colher (das de chá) de mel. Se quiser pipocas salgadas, troque o mel por uma pitada de sal. De seguida, mexa tudo bem e feche o tacho com a tampa para levar ao lume. Quando deixar de ouvir o “pop-pop” dos milhos a estourarem, as pipocas estão prontas.

Reparou como é tão simples manter a linha sem ter de passar fome? Não precisa de escolher comer uma folha de alface ou uma cenoura para se sentir bem com a balança (e super infeliz de madrugada). Aposte mesmo nestas ideias de snacks noturnos saudáveis e prometemos que vai estar sempre com água na boca.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.