Para Inspirar

Melhores apps de meditação: 6 ideias para reduzir o stress

Sente-se stressado? Que o seu cérebro anda a mil à hora e não consegue relaxar? Não desespere, há uma solução para si: a meditação. Não sabe como começar? Apresentamos-lhe uma lista das melhores apps de meditação que pode adquirir.

Porquê meditar?

Está comprovado que esta prática milenar pode melhorar os sintomas de stress, ansiedade e insónias. Por outro lado, tem ainda implicações bastante positivas a nível físico – pode reduzir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e adquirir equilíbrio emocional.

Contudo, para muitas pessoas, é um verdadeiro desafio encontrar o tempo e a energia para meditar de forma regular. Mas com uma pequena ajuda da app certa, a meditação não tem de ser um bicho de sete cabeças! Na verdade, existem atualmente dezenas de aplicações disponíveis que ajudam a meditar, oferecendo sessões de meditação adaptadas às necessidades de cada pessoa. E o melhor? A maioria são gratuitas!

Quais são as melhores apps de meditação?

1. Calm

Esta app é ideal para os que não sabem como meditar e para os que têm pouco tempo no seu dia para o fazer! Abra a aplicação e será imediatamente acolhido com sons apaziguadores, uma óptima introdução para tornar o espaço relaxante para si.

apps de meditacao calm

Calm oferece um vasto conjunto de meditações guiadas, cuja duração varia entre os três e os 25 minutos. As sessões foram concebidas para ajudar os mais ocupados a relaxar e a poderem fazê-lo em qualquer lado – no comboio, no trabalho ou em casa. A app oferece ainda exercícios de respiração, histórias para adormecer e músicas de fundo para ajudá-lo a melhorar o seu sono.

Com a subscrição premium, pode ainda ter acesso a uma panóplia de masterclasses que tratam dos mais diversos temas – descobrir a felicidade, como abandonar maus hábitos ou como combater o vício das redes sociais.

Preço: gratuito (algumas funcionalidades) Download ⇒

2. Stop, Breathe & Think

Stop, Breathe & Think é uma aplicação que foi criada com os jovens com menos de 25 anos em mente. Porém, não se preocupe. Embora ajude particularmente os jovens adultos, a app é igualmente eficaz para todas as outras idades.

stop breathe app

Ao contrário de outras apps, a Stop, Breathe & Think pede-lhe que conte como se sente antes de começar a meditar, de forma a ter consciência das suas emoções. Para fazê-lo, tem de utilizar uma série de adjetivos que descrevem o seu estado físico e mental. Com base nessa informação, são oferecidas sessões de meditação curtas, longas ou guiadas; atividades para focar-se, relaxar ou ganhar energia; com várias músicas à sua escolha. A subscrição premium oferece acesso a mais meditações, atividades e música.

Preço: gratuito Download ⇒

3. Buddhify

A Buddhify promete ser a única app de meditação concebida para enquadrar-se num estilo de vida agitado. Torna-se assim ideal para os que não param e que dizem que lhes é impossível encontrar algum tempo para meditar. Com esta app, não há desculpas!

buddhifi meditacao

A app foca-se em meditação em movimento, podendo usá-la em qualquer lado e ao mesmo tempo que outra atividade. Oferece ainda as tradicionais sessões de meditação, mais longas, para quando tenha mais tempo. Mas a sua verdadeira inovação é poder meditar com amigos, colegas ou familiares.

Os criadores da app desenvolveram meditações que só podem ser feitas com outra pessoa. Além disso, pode enviar uma sessão de meditação a um amigo que esteja a ter um dia complicado e talvez, melhorar um pouco o seu dia. E quem não gostaria de ajudar um amigo? É o que faz desta uma das melhores apps de meditação.

Preço: 4,19€ (subscrição premium: 24€ por ano) Download ⇒

4. Headspace

A Headspace é considerada a melhor app para principiantes, que não sabem como meditar. É um deles? Não está sozinho! Atualmente, esta é uma das apps mais conhecidas no mercado, tendo já reunido mais de 36 milhões de membros em mais de 190 países – e não é difícil perceber porquê.

headspace melhores apps

A Headspace é uma excelente escolha para quem pretende aprender o essencial sobre a meditação. Para isso, a app disponibiliza um curso, dividido em 10 partes, para aprender o básico sobre a prática. As sessões, que têm a duração de 3, 5 ou 10 minutos, são narradas por Andy Puddicombe, um monge budista e um dos criadores da app.

As sessões conseguem ser um pouco mais simples porque não recorrem a linguagem complexa e demasiado específica. São acessíveis e, assim, também mais relaxantes. Se quiser escapar da internet, a aplicação permite guardar as suas sessões favoritas para quando esteja offline.

Preço: gratuito Download ⇒

5. Insight Timer

Quem disse que a meditação tem de ser uma atividade solitária? Além de oferecer mais de 15 mil sessões de meditação guiadas, a Insight Timer é uma rede social para pessoas que meditam.

insight timer app de meditacao

A aplicação mostra-lhe um mapa do mundo, onde é possível ver o número de pessoas que estão a meditar num determinado tempo. Permite ainda ver quem está a meditar perto de si. E, claro, oferece a possibilidade de convidar amigos para se juntarem a si.

Por outro lado, oferece ainda vários grupos, onde pode discutir temas como a meditação, colocar questões a especialistas ou partilhar frases que a inspiram. A Insight Timer é também única porque lhe permite escolher uma prática adaptada apenas às suas necessidades e interesses.

Preço: gratuito Download ⇒

6. The Breathing App

A app foi criada com base na premissa de que, atualmente, passamos grande parte dos nossos dias num mundo de constante agitação e actividade: demasiado tempo passado em computadores e telemóveis, longas listas de coisas para fazer e a falta de tempo para estar com a natureza e com as pessoas de quem mais gostamos.

breathing app

Para os co-criadores da aplicação, Eddie Stern, professor de yoga, e Deepak Chopra, o mundialmente conhecido escritor de espiritualidade, a respiração significa uma total reconfiguração. A app foca-se na respiração e nos benefícios fisiológicos de abrandá-la: a diminuição do stress e da ansiedade, a redução da pressão arterial, uma melhor função pulmonar e mais equilíbrio emocional, entre outros.

Mas como pode uma simples técnica de respiração propor-se a fazer tanto? A resposta está no nosso sistema nervoso. A respiração consegue afectar este sistema, sendo capaz de acalmá-lo.

Preço: gratuito Download ⇒

Já encontrou, entre as nossas opções, a que responde melhor às suas necessidades? As melhores apps de meditação esperam por si; não perca tempo e dê uma oportunidade à incrível prática que é a meditação!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.