Para Inspirar, Só Porque Sim

Cruelty free: 45 marcas de cosméticos que não fazem testes em animais

Ser cruelty free é, cada vez mais, uma exigência dos consumidores. Mas, se muitas marcas já acordaram para essa necessidade, outras nem por isso. Listámos para si 45 marcas de cosméticos que não fazem testes em animais e avisamos quais são aquelas que afirmam não fazer, mas que não é bem assim. Sim, leu bem: algumas das empresas que se dizem cruelty free não o são e aproveitam lacunas na legislação para continuar a apostar neste tipo de testes, que continua a ser o meio mais barato para as marcas.

Marcas de cosméticos que não fazem testes em animais

Porque ainda existem testes em animais?

Numa rápida visita ao site da PETA – People for the Ethical Treatment of Animals – é possível ficar a saber que a explicação das empresas para continuarem a realizar testes em animais reside na defesa. Ou seja, os testes existem para proteger estas empresas de futuras queixas de consumidores que possam alegar algum ferimento devido ao uso do produto.

Mas curioso é que a organização PETA alerta para o facto de estes testes serem poucos fiáveis, uma vez que será impossível fazer uma previsão dos resultados. Como afirmar que os resultados obtidos com animais são iguais com os humanos? Para a PETA, os testes em animais apenas permitem que as marcas apresentem qualquer produto ao mercado.

Os testes em animais são proibidos na União Europeia desde 2013, mas não respire de alívio logo de imediato. Grande parte das marcas que afirmam ser cruelty free não o são verdadeiramente e isso leva-nos à próxima razão que torna possível  a existência desses testes.

Marcas que vendem na China, por exemplo, têm de seguir a legislação chinesa. Qual é o problema? Na China os testes em animais são obrigatórios e, em média, 300 mil animais vão aos laboratórios todos os anos para serem testados. Os testes são da responsabilidade de laboratórios chineses e, tecnicamente, nada têm a ver com as marcas em questão. Ainda assim, essas empresas comercializam cosméticos testados em animais na China, e informam nas embalagens que são marcas de cosméticos cruelty free. Mas abaixo, em letras pequenas, vai poder ler a ressalva de que são obrigadas a cumprir legislação local, quando exigida. Ou seja, se vendem para a China, então testam em animais.

Quais são essas marcas, de acordo com a PETA? L’Oréal, Avon, Mary Kay, Maybelline, Estée Lauder, Benefit, Clinique, Clarins… E outras tantas, muitas mais.

cosmeticos cruelty free portugal

Se quer seguir a onda trendy, ser consciente e mais amigo do planeta, fique de olhos postos no consumo responsável. Na altura de escolher os seus produtos de eleição compre destas marcas de cosméticos que não fazem testes em animais.

45 marcas de cosméticos que não fazem testes em animais e vendem em Portugal (ou para Portugal)

Se há uns anos o assunto ainda era o foco de um nicho, hoje a história é outra e o mundo caminha para ser mais amigo do planeta e, portanto, mais sustentável – e isso é ótimos para todos! O debate, cada vez mais aceso, alertou algumas marcas para a necessidade de abraçar a corrente. E se pensa que produtos não testados em animais são mais caros ou que apenas os pode comprar em mercados biológicos, desengane-se: há todo um universo por descobrir.

  1. The Body Shop
  2. O Boticário
  3. Kiko
  4. NYX
  5. LUSH Cosmetics
  6. Kat Von D
  7. H&M
  8. Aveda – Estee Lauder
  9. Essence
  10. Flormar
  11. Aesop
  12. Urban Decay – L’oreal
  13. Gosh Cosmetics
  14. Too Faced Cosmetics – Estee Lauder
  15. Yes to Carrots
  16. Illamasqua
  17. Inglot Cosmetics
  18. Marc Jacobs Beauty
  19. BECCA Cosmetics – Estee Lauder
  20. Burt’s Bees – Clorox
  21. Catrice
  22. Balm Balm
  23. DermOrganic
  24. 100% Pure
  25. REN Clean Skincare
  26. Bare Escentuals – Bare Minerals
  27. Conair
  28. Dr.Hauschka
  29. Crabtree Lane
  30. E.L.F. Cosmetics
  31. Dr.Bronner’s (Círculo Bio)
  32. EcoTools
  33. Faith in Nature (Loja Vegetariana)
  34. Jane Iredale
  35. L’Anza Healing Haircare
  36. Jason Natural Cosmetics
  37. Lily Lolo
  38. John Masters Organics
  39. Lime Crime Cosmetics
  40. Malibu Wellness
  41. MD Formulations
  42. Natracare (Bebitus)
  43. Murad (Look Fantastic)
  44. Neal’s Yard Remedies
  45. Organix

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.