Para Inspirar

Alerta: 15 melhores séries de comédia de todos os tempos

Apresentamos-lhe as melhores séries de comédia de todos os tempos. Porquê? Porque para aquecer o coração e fazer os maxilares doerem de tanto rir, nada como uma boa série de comédia.

É claro que ver filmes é bom; mas quando se trata de séries de TV, há um contacto prolongado com as personagens, a possibilidade quase real de entrar no seu mundo, e horas, dias e semanas de companhia para desfrutar.

A nossa escolha: as 15 melhores séries de comédia de todos os tempos

Atravessam décadas e gerações, podem ser de animação, ou não, fazem crítica social ou brindam os espectadores com o seu humor negro. Em alguns casos, chegam a ser filosóficas. As melhores séries de comédia de todos os tempos são clássicos incontornáveis da televisão. Vamos conhecê-las?

1. Viver no Campo (Green Acres) 1965 – 1971

Viver no Campo é uma sitcom americana sobre um casal de nova-iorquinos (Eddie Albert e Eva Gabor) que decide deixar o seu citadino e luxuoso apartamento e mudar-se para uma casa no campo em Green Acres. O episódio “A Star Named Arnold is Born” foi considerado um dos melhores programas televisivos de todos os tempos.

serie green acres

Esta é uma série de pura comédia, onde não há um pingo de drama, mas apenas situações inusitadas, provocadas pelo choque cultural a que as personagens se sujeitam quando passam a “viver no campo”.

2. Os Simpsons (The Simpsons) – 1989 – presente

“Sátira” é a palavra de ordem nesta caricatura televisiva da vida familiar de classe média. Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie são uma família de Springfield, USA, e o retrato satirizado da sociedade e cultura americanas, dos media e da própria condição humana.

melhores series simpsons

Os episódios têm um guião que agrada aos miúdos, mas a profundidade do humor dos Simpsons só pode ser verdadeiramente apreciada por espectadores mais velhos. A mítica música de abertura é de Danny Elfman.

3. O Escritório (The Office) – 2001 – 2003

A série “The Office” tem uma versão americana e uma versão britânica. Os espectadores terão a última palavra a dizer, mas aqui entre nós, gostamos mais da versão inglesa.

office melhores comedia

Esta série é uma caricatura documental de um grupo de colegas de trabalho com as típicas guerras de egos, comportamentos inapropriados, tédio e a ocasional amizade nascida em contexto de trabalho.

Disponível no Amazon Prime Video com legendas em português.

4. Foi Assim que Aconteceu (How I met Your Mother) – 2005 – 2014

Em 2030, Ted Mosby conta aos seus filhos adolescentes como conheceu a sua mãe. Acompanhado pelos quatro melhores amigos (Barney, Robin, Lily e Marshall), Ted partilha com os filhos as aventuras e desventuras que atravessa na busca pelo amor da sua vida.

how I met your mother

O melhor desta série é, sem dúvida, a prestação hilariante de Neil Patrick Harris. Mas vale a pena vê-la também pela forma como problematiza temas quentes da transição para a vida adulta: encontrar um trabalho de que se goste, explorar as relações e compromissos amorosos, as mudanças nas relações familiares e, claro, o papel dos amigos.

5. A Teoria do Big Bang (The Big Bang Theory) – 2007 – 2019

Penny muda-se para o seu novo apartamento e descobre que os seus vizinhos são intelectualmente brilhantes, mas socialmente desastrosos.

big bang

A “socialização” destes personagens, verdadeiros “ratos de laboratório”, acontece a ritmo lento e brinda-nos com verdadeiras pérolas de “awkwardness” a cada episódio. Esta é uma das melhores séries de comédia de todos os tempos.

6. Seinfeld – 1989 – 1998

Três amigos solteiros – um comediante (Jerry Seinfeld), um trapalhão (George Costanza), uma trabalhadora frustrada (Elaine Benes) – e o seu vizinho excêntrico (Cosmo Kramer) lidam com os absurdos da vida quotidiana em Nova York.

Disponível no Amazon Prime Video com legendas em português.

7. Calma, Larry (Curb Your Enthusiasm) – 2000 – presente

Um dos criadores de Seinfeld, Larry David, interpreta uma versão de si mesmo nesta série. Os pequenos percalços que enfrenta no seu dia-a-dia ganham proporções gigantescas e acabam por afetar os seus amigos e esposa, Cheryl David. Se gostou de Seinfeld e também tem pena que essa série já tenha acabado, alegre-se: Larry apresenta o mesmo sentido de humor!

8. Sexo e a Cidade (Sex and The City) – 1998 – 2004

Muitas séries debatem a evolução do papel da mulher na sociedade, mas nenhuma com tanta acutilância e sentido de humor como Sex and The City. Carrie Bradshaw escreve uma coluna sobre relações amorosas e o que escreve dá sempre o mote para o desenrolar de cada episódio.

sex city

Carrie e a suas amigas – Samantha, Charlotte e Miranda – são caricaturas dos papéis representados pelas mulheres em ambiente cosmopolita; apesar disso (ou talvez por isso mesmo), a forma como interpretam os seus papéis suscita identificação por parte do público, especialmente feminino, e os episódios desta série acabam por ser icónicos e marcantes. O sucedâneo de “Sex and the city” é a série “Girls”.

9. Aquele Bar (Cheers) – 1982 – 1993

O tema do grupo de amigos que partilham experiências de vida num bar é recorrente; Cheers é uma série incontornável dentro deste estilo. Se gosta de How I met Your Mother vai gostar desta série, que sem dúvida merece enquadrar-se no nosso ranking das melhores séries de comédia de todos os tempos.

10. Frasier – 1993 – 2004

Nesta série que é um spin-off da série Cheers, o Dr. Frasier Crane é um psiquiatra de meia idade que faz um programa de rádio em Seattle. O pai mora com ele e o irmão, também psiquiatra, que está sempre em disputa com Frasier para provar que é melhor psiquiatra.

Uma série cheia de momentos bizarros e com um personagem muito especial: o cão, Eddie Crane.

11. Family Guy – 1999 – presente

O tema é o mesmo de “Os Simpsons”: numa aldeia de Rhode Island, uma família disfuncional luta para fazer face às adversidades da vida, sendo confrontada com inúmeros cenários e situações inusitadas.

12. South Park – 1998 – presente

Esta série de Animação acompanha as desventuras de um grupo de 4 crianças na cidade disfuncional de South Park, Colorado. Sempre com muito humor negro!

13. Os Marretas (The Muppet Show) – 1976 – 1981

O sapo Kermit (“Cocas”) e os seus amigos apresentaram entre 1976 e 1981 um espetáculo semanal recheado de humor e bom gosto, que incluía não raras vezes momentos musicais de primeira água. Imperdível!

14. Mr. Bean (1990 – 1995)

A vida não é fácil para Mr. Bean que, apesar de ser adulto, tem grandes dificuldades em levar a cabo a mais simples das tarefas. Esta série brinda-nos com o humor britânico no seu melhor! Não há ninguém como Mr. Bean e ninguém que não o conheça. É impressionante a forma como este ator não-falante é capaz de levar atrás de si episódio atrás de episódio de um sentido de humor brilhante.

15. No fim do Mundo (Northern Exposure) – 1990-1995

Esta série não será das mais conhecidas do grande público, mas é uma pérola de humor: delicado, refinado e filosófico. É uma série para consumir lentamente e requer toda a atenção do espectador. Vai ver que no fim de cada episódio, as aparentes “pontas soltas” se juntam e compõem um quadro cheio de sentido!

northern exposure

Trata de um médico que é destacado de Nova Iorque para a aldeia de Cicely, no Alasca. Enquanto vive em Cicely, contacta com a sua população semi-indígena, com forte ligação à Natureza, cheia de crendices e rituais – e que, afinal de contas, tem muito a ensinar a este médico “cerebral”. Esta série faz um retrato sublime e esperançoso da condição humana, com pitadas de humor e drama.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.