Para Usar

MB Way: como transferir dinheiro de forma cómoda e gratuita

Já anda por cá há vários anos, mas continua a surpreender muitas pessoas que ainda desconhecem esta ferramenta tão útil. Apresentamos-lhe o MB Way e explicamos como transferir dinheiro da forma mais cómoda e eficaz.

MB Way: como transferir dinheiro fácil e comodamente

Já lá vai o tempo, pré Internet, em que sempre que quiséssemos fazer uma transferência bancária teríamos que nos dirigir ao balcão do nosso banco e preencher papéis para poder fazê-lo. Ou, na melhor das hipóteses, teríamos que ligar para o nosso gestor de conta, e ficar a dar-lhe todos os detalhes do que andamos a fazer com as nossas finanças.

Voltemos ao presente, a 2019! Está farto de efetuar transferências bancárias através do seu banco e de pagar o preço cobrado pelas operações bancárias? Está cansado de ter que se deslocar às caixas multibanco para transferir dinheiro? Causa-lhe uma perda de tempo imensa ter que pedir à outra pessoa o seu IBAN sempre que precisa de transferir dinheiro? Se se revê em alguma destas situações, está na hora de começar a usar o MB Way. Nós explicamos porquê.

O que é o MB Way?

O MB Way, criado e implementado em Portugal há vários anos, foi o primeiro serviço de compras e transferências entre bancos, permitindo a realização de operações diversas de forma imediata e gratuita através de smartphone ou tablet. Para aderir, apenas precisa de descarregar a aplicação móvel e adicionar o seu cartão de crédito ou débito, associá-lo ao seu número de telemóvel, e está pronto a usar todas as funcionalidades deste serviço, incluindo a de transferir dinheiro.

Também poderá aderir a este serviço numa caixa multibanco, ou no serviço de homebanking do seu banco. Tal como quando instala a aplicação móvel, apenas terá que associar um cartão bancário ao seu número de telemóvel e definir o seu pin MB Way de 6 dígitos.

MB Way: como transferir dinheiro a partir da app móvel

Voltemos à aplicação móvel. Depois de a instalar e de lhe associar um cartão, ao abrir a app poderá encontrar várias funcionalidades no meu principal, incluindo a de transferir dinheiro. Para aceder a essas funcionalidades, terá que clicar no botão “enviar e transferir dinheiro”. Este é o primeiro botão do menu principal, por isso não há que enganar!

Seguidamente abre-se outro menu, com três opções – enviar dinheiro, pedir dinheiro, e dividir conta. Selecionamos a primeira opção, “enviar dinheiro”, e desde logo se abre a nossa lista telefónica com os contactos que usam MB Way.

Dessa lista intitulada “contactos MB Way”, poderemos selecionar a pessoa a quem desejamos transferir dinheiro. Basta clicar no contacto da pessoa, indicar o valor a transferir, clicar em “continuar”, digitar o seu pin, e está feito. Parabéns, acabou de transferir dinheiro da forma mais simples, cómoda, barata e eficaz possível. A pessoa a quem transferiu dinheiro receberá nesse momento uma indicação nesse sentido.

Veja o vídeo oficial da marca para perceber o processo:

Quanto tempo se demora a receber o valor da transferência?

Deve estar a interrogar-se neste momento sobre os timings da transferência ficar disponível na conta do destinatário. Tal dúvida é baseada no fundamento de que quando se efetua uma transferência bancária através do serviço do banco, o dinheiro por vezes só cai na conta da outra pessoa passado um dia, ou mais, consoante do banco em questão.

Ou seja, as transferências são imediatas quando se trata de operações entre o mesmo banco. Porém, tudo isso muda de figura quando se trata do MB Way – qualquer que seja o banco do destinatário, a transferência é feita de forma imediata. O dinheiro cai imediatamente na conta de destino.

Limites nos montantes das transferências

Mas atenção, há limites a respeitar para os montantes das transferências. Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar dinheiro pelo MB Way, são os seguintes:

  • Cada transferência não pode exceder a quantia de 750€;
  • Em cada mês, não pode ultrapassar a totalidade de 2.500€, não só de transferências como de recebimentos;
  • Por mês pode realizar um máximo de 50 operações de transferências de dinheiro.

MB Way: como transferir dinheiro em segurança

Outra dúvida que poderá assolar o leitor neste momento, é se este serviço é seguro. Todos nós já ouvimos histórias de como pessoas foram burladas ao usar serviços como o PayPal. No entanto, caro leitor, asseguramos que à data da redação deste artigo, é totalmente seguro usar o MB Way para transferir dinheiro, especialmente no que diz respeito a transações comerciais, já que não há lugar a partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante.

Quando o serviço MB Way foi criado, a sua principal funcionalidade era a criação de números fictícios de cartão de débito e crédito para utilizar nas suas compras online, desta forma, nunca tendo o utilizador de inserir o número real do seu cartão. Esta funcionalidade mantém-se ativa: quando pretende fazer uma compra online, pode acionar a sua app MB Way, na função “Gerar Cartão”, e usar os dados criados para fazer a compra em segurança (MB Net).

Ao fazê-lo, pode ainda definir um limite de dinheiro a usar na compra com esse cartão fictício. Isto significa que, na remota eventualidade de algum hacker conseguir aceder ao cartão que criou, não poderá retirar mais dinheiro do que aquele que foi definido por si como limite.

No caso de ter um smartphone com leitor de impressões digitais, o MBWay poderá solicitar que coloque o seu dedo no mesmo para acionar a operação bancária; isto significa que nenhuma outra pessoa pode movimentar dinheiro a partir da sua app.

Como enviar dinheiro através do MB Way para alguém que não tem uma conta MB Way?

Neste caso, o destinatário receberá uma notificação de que alguém lhe quer transferir dinheiro através do MB Way, e terá 48 horas para aderir ao serviço. Se não aderir dentro desse prazo, a transferência é anulada.

Não cinja o uso do MB Way apenas a amigos ou familiares

O facto de o MB Way lidar com a sua lista de contactos não quer dizer que deva usar este serviço apenas no contexto de transferir dinheiro a pessoas conhecidas e amigos. Por vezes, no dia a dia, as pessoas não se lembram, mas podem usar o MB Way por exemplo quando estão num bar, numa loja, ou num restaurante, e não trazem dinheiro consigo.

Nestes casos, não hesite em perguntar se aceitam pagamento por MB Way. Já existem muitos estabelecimentos comerciais aderentes e, nestes casos, é-lhe dado o número de telefone para onde transferir a quantia exata de dinheiro respeitante à conta que tem que pagar, e o assunto está resolvido.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.