Para Inspirar, Para Viver

10 cursos gratuitos de universidades que valem a pena

A experiência de vida mostra-nos que nem só na sala de aulas se aprendem coisas interessantes. A internet veio completar a lição e provou que as melhores aprendizagens também não obrigam ao pagamento de propinas. Escolhemos dez cursos gratuitos de universidades reputadas que estão para o mundo à distância de um clique.

Estes não são cursos tradicionais. Não sai deles licenciado nem com um diploma, mas é certo que sai bem mais informado sobre o mundo que o rodeia. Valem pelo interesse e pelas novidades que nos trazem, e não tanto por um papel timbrado.

Todos os cursos da lista que se segue estão disponíveis online, em vídeo ou em áudio. Alguns até disponibilizam material de apoio. Pode fazê-los ao seu ritmo, sem pressas e com tempo para processar o que aprende. Todos são lecionados pelos melhores académicos da atualidade.

Tenha em atenção que todos os programas são lecionados em inglês.

Cursos gratuitos de universidades que valem mesmo a pena

1. Introdução à negociação – Universidade de Yale

Não se trata só de convencer os outros. Neste curso de 31 horas aprende a interpretar os comportamentos humanos e, com isso, prever reações. É a chave para se tornar um conhecedor profundo da mente humana e, em consequência, um negociador implacável.

Este curso é oferecido pela universidade de Yale, que pertence à famosíssima Ivy League (o conjunto de universidades privadas mais prestigiadas dos Estados Unidos). Além das aulas e do material de apoio, dá acesso a exercícios práticos com outros alunos – algo raro nos cursos gratuitos de universidades.

2. Positive Psychology – Universidade de Harvard

Psicologia cursos gratuitos de universidades

Não há muito a dizer sobre este curso para além do facto de ter sido um dos mais populares de toda a história da Universidade de Harvard. O professor, Tal Ben-Shahar, prometia ensinar “como ser feliz”. Tinha a sala cheia com mais de 900 alunos duas vezes por semana.

Os temas exploram a empatia, o amor, a amizade, a criatividade, a música, a espiritualidade, a auto-estima e o humor. As aulas são oferecidas em vídeo e merecem ser vistas com calma. É considerado um dos melhores cursos gratuitos de universidades de todos os tempos.

3. Human emotions – Universidade de Yale

A emoção faz parte do ser humano e, como tal, merece ser profundamente compreendida. Neste curso da Universidade de Yale pode aprender sobre as emoções e o papel que elas desempenham nos nossos comportamentos, pensamentos e memórias.

Os vídeos estão disponíveis no Youtube, mas é mais útil visitar o site do curso, onde há materiais de apoio e até leituras recomendadas. Também pode ver entrevistas a vários especialistas da área e algumas palestras TedX.

4. Introduction to poker theory – MIT

Poker cursos gratuitos de universidades

Entre os cursos gratuitos de universidades há conteúdos claramente pensados para os menos académicos. Neste caso o público-alvo são os amantes do Poker. Os temas passam pela estratégia de jogo, mas também pela tomada de decisões e até pela psicologia.

Mais do que aprender a jogar, com este curso vai aprender a dinâmica matemática do jogo e ganhar competências extra para ganhar. Não é um curso fácil, mas é essencial para quem leva o jogo a sério.

5. The challenge of world poverty – MIT

A pobreza não perde atualidade e, neste caso, dá o mote para uma análise profunda sobre os sistemas económicos e sociais da atualidade. Este é dos cursos gratuitos de universidades feitos para nos deixarem a pensar.

Cada aula deste curso versa sobre uma face da pobreza. Da educação à pobreza económica, do acesso à saúde até às políticas governamentais, todos os elementos da desigualdade são postos sob o holofote por dois especialistas do MIT.

6. Mini Med School – Universidade de Stanford

Medicina curso online

Para quem pondera vir a ser médico ou simplesmente para quem tem curiosidade, este é um livro de Pandora sobre a medicina. É uma espécie de curso intensivo sobre todos os tópicos tradicionais das ciências médicas e está disponível online.

Este é um dos mais recentes cursos gratuitos de universidades e as aulas chegam a demorar duas horas. Como seria de esperar, não é um curso fácil e exige algum conhecimento de base. Tem mesmo de fazer ao seu ritmo. Não sai dali um médico, mas fica melhor conhecedor sobre o corpo humano.

7. Historical Jesus – Universidade de Stanford

A Ciência já provou que Jesus existiu, mas não corrobora tudo o que diz o Cristianismo. Neste curso, um grupo de especialistas da universidade de Stanford faz a distinção entre o Jesus real e o Jesus bíblico, confrontando as evidências científicas com a narrativa religiosa.

As aulas estão em podcast. Não sendo aconselháveis para os católicos mais fervorosos (porque põem em causa algumas bases da fé cristã), são de um interesse histórico inegável.

8. Darwin’s Legacy – Universidade de Stanford

Biologia cursos gratuitos de universidades

O 200º aniversário de Charles Darwin resultou numa das melhores contribuições de sempre na área dos cursos gratuitos de universidades. Liderado pela Universidade de Stanford, este programa é uma análise da obra “A Origem das Espécies” à luz da modernidade.

Ao longo de uma série de vídeos, dezenas de especialistas de todo o mundo são convidados a falar sobre o impacto da teoria de Darwin na Ciência que hoje se faz. Da antropologia à biologia, todas as áreas foram impactadas pelo pensamento revolucionário do naturalista britânico.

Cada aula dura cerca de duas horas, mas contabilize tempo para exploração posterior, porque vai sentir curiosidade.

9. Rhetoric: the art of persuasive writing and public speaking – Universidade de Harvard

Num tempo em que é cada vez mais difícil participar em discussões públicas disciplinadas, a universidade de Harvard lançou um curso gratuito sobre retórica. Neste curso aprende a discursar, a argumentar e a analisar tópicos disruptivos e pouco consensuais em ambiente público.

Neste caso é necessário inscrever-se para participar no curso. As aulas ocupam-lhe duas a três horas por semana, durante oito semanas. O programa é gratuito, mas se quiser um certificado oficial de Harvard tem de pagar um pouco menos de 100 euros.

10. The art of storytelling – Khan Academy / Pixar

Storytelling

Os cursos gratuitos de universidades são bons porque nos permitem aprender com os melhores. Neste caso, este princípio é levado ao extremo.

Ninguém percebe mais de storytelling do que quem desenha as histórias que nos encantam todos os dias. Por esse motivo, a Khan Academy estabeleceu uma parceria com a Pixar e criou um curso completo sobre o tema.

Do enredo à construção de personagens, tudo o que compõe uma boa história está explicado neste curso. Além dos vídeos explicativos, o programa oferece exercícios práticos e alguns conselhos profissionais. Um curso obrigatório para qualquer criativo, profissional ou amador.


Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.