Em época de maior afluência de turistas às praias do Algarve, escolher a praia certa pode parecer uma tarefa quase impossível. Quer ouvir o silêncio do mar, esticar a tolha num cenário paradisíaco e ter a certeza de comer uma bola de Berlim de alfarroba? Então venha connosco descobrir as 7 praias secretas do Algarve. Mas atenção, no final elimine esta página do histórico de pesquisas para manter o segredo só para si.
As 7 praias secretas do Algarve
1. Praia da Arrifana, Aljezur
Situada numa pequena vila piscatória, esta praia de bandeira Azul tem mais de 0.5kms de areal. As altas arribas convidam a uma caminhada até à Ponta da Atalaia e à Fortaleza de Arrifana e as vistas prometem acelerar o coração.
O voar das cegonhas, que fazem desta praia o seu lar, hipnotiza qualquer olhar mais curioso. Depois de uma caminhada, comer percebes ou peixe grelhado no restaurante o Paulo vai aconchegar o estômago.
Se é apaixonado por surf ou bodyboard este é um dos locais mais secretos para mostrar os seus dotes e entrar em contacto com a natureza.
Veja aqui como chegar.
2. Praia Carvalho, Lagoa
Lagoa é dos municípios mais concorridos no verão. As suas praias de falésia atraem milhares de turistas. Estando a praia do Carvalho situada nesta linha de praias charmosas, poucos conhecem as suas areias. Descer as escadas escavadas montanha dentro é viajar para um novo mundo, observando milhares de anos de erosão em cada pedra esculpida por ondas e marés.
Se é apaixonado por geologia pode conhecer toda esta linha de praias secretas do Algarve dentro de um dos barcos da Carvoeiro Caves. Se gosta de emoções fortes pode sempre subir uma das várias escadas que levam até ao interior da arriba e saltar. Será um mergulho que ficará gravado eternamente na sua memória. Se faltar a coragem, pode sempre apontar o telemóvel e ver um dos muitos corajosos locais a realizar salto após salto.
Veja aqui como chegar.
3. Praia Albandeira, Lagos
Pequena em dimensão, gigante na beleza. Uma praia metamorfose. A maré cheia revela maravilhosas piscinas naturais. A maré baixa revela entradas exclusivas para grutas de acesso às praias secretas do Algarve. Percorrer cada uma delas é descobrir locais de exclusiva beleza.
Se nunca foi marinheiro e não sabe a que horas mudam as marés, pode sempre perguntar ao nadador salvador que vigia as praias no topo de um rochedo no meio do areal. Se quer ver a transformação desta praia de um local privilegiado opte por comer uma maravilhosa pizza caseiro no bar Pirata, recentemente reaberto após incêndio.
Veja aqui como chegar.
4. Praia Ilha da Armona, Olhão
Escolher uma das ilhas da Ria Formosa é uma tarefa ingrata, mas este pequeno território encanta pela diversidade. Apanhe o barco em Olhão e 15 minutos depois chega a este paraíso em que as casas se debruçam sobre a ria e vendedores de ostras ocupam a pequena rua pedonal. Carros nem vê-los e o cheiro a maresia compete com o cheiro de peixe assado numa das casas caiadas a branco.
Atravessar todo esse passeio levá-lo-á a um areal de perder de vista e a águas calmas e transparentes. Para os mais exploradores, percorrer os canais do Lago dos Patos irá dar-lhe memórias únicas e o contacto com espécies locais de fauna e flora.
Pernoitar neste paraíso secreto do Algarve é uma experiência inesquecível. Pode optar por ficar na Casa Armona ou Orbitur e ir a uma das festas de final de dia do bar Camaleão.
Veja aqui como chegar.
5. Praia da Ilha de Tavira, Tavira
Tavira é uma das cidades mais visitadas do Algarve, e procurar uma praia secreta é tarefa difícil. Por isso sugerimos que apanhe o ferry no Cais das 4 águas ou no centro da cidade, e 20 minutos depois chega a esta ilha de 12 kms em que 7 são de areal dourado. Se pretende um local ainda mais secreto faça uma caminhada de 15 minutos e estará praticamente sozinho neste paraíso de águas límpidas.
Se quiser um boa exploração visite as salinas, sapais e dunas que estão repletos de biodiversidade.
Dormir na ilha é ainda possível num dos alojamentos locais. Se não quiser não deixe de visitar a pequena vila piscatória de Santa Luzia e jante na Casa do Polvo ou Polvo e Companhia. Claro está, o polvo é o rei nesta localidade.
Veja aqui como chegar.
6. Praia da Fábrica, Cacela Velha
Paramos o carro num dos parques de terra batida, caminhamos na calçada medieval da pequena vila de Cacela Velha e chegados ao miradouro da Fortaleza de Cacela percebemos a beleza deste local mágico. Ao fundo encontramos esta que é uma das praias secretas do Algarve, apenas acessível usando a boleia de um dos pescadores locais, que por um valor simbólico e um sorriso nos transporta a este pequeno areal.
Ao final do dia volte a subir até ao pequeno centro da vila que já foi fenícia, cartaginesa, romana e árabe e coma umas ostras ou amêijoas na Casa da Igreja e aguarde pelo pôr-do-sol. Prometemos que será inesquecível.
Veja aqui como chegar.
7. Praia Verde, Castro Marim
Com um areal branco de perder de vista, esta praia é protegida por um fantástico pinhal de pinheiros mansos que oferece um tranquilidade única. As suas águas quentes permitem banhos tardios ao som de aves e cigarras.
Ao final da tarde suba até ao Guarita Terrace e, ao sabor de um cocktail exclusivo, aprecie uma vista única de 180 graus de praias e serras e espere que o sol se ponha. Será uma experiência arrebatadora.
Fique para a noite, arraste uma espreguiçadeira abandonada do dia e com a água a bater-lhe nos pés fixe o céu estrelado procurando constelações e estrelas cadentes. É a mais secreta praia do Algarve para o fazer.
Veja aqui como chegar.
Leia também: