Para Inspirar

Livros para ler online: 13 sites para boas leituras

Tempos livres pedem boas leituras, mas nem sempre há tempo ou disponibilidade para mergulhar nas prateleiras das lojas. Escolhemos os melhores sites com livros para ler online e sem sair de casa.

A grande vantagem de ler online é o conforto. Tem os títulos todos numa só página, quase sempre categorizados. Além de facilitar o acesso, a internet baixa o preço: vai notar que os livros para ler online são sempre mais baratos do que os livros em papel.

Repositórios de livros para ler online em português

Projeto Adamastor

Projeto adamastor

Aqui estão todos os clássicos da língua portuguesa, digitalizados e de acesso livre. São livros para ler online ou para descarregar e ler depois.

O site faz parte de um projeto de promoção da literatura portuguesa e só tem as obras mais marcantes da nossa História. É uma excelente oportunidade para ler aqueles clássicos de que sempre ouviu falar.

O acesso é livre e os ficheiros estão otimizados para os leitores eletrónicos.

Luso Livros

Luso livros para ler online

Continuamos nos clássicos, porque este projeto é muito semelhante ao anterior. Aqui encontra obras clássicas da literatura portuguesa, catalogadas por género e por autor.

Além dos livros para ler online, este site inclui notícias, dicas sobre leitura e textos educativos sobre as diferentes épocas literárias.

O acesso é livre e, além dos ficheiros otimizados para leitores eletrónicos, disponibiliza as obras em formato PDF.

Biblioteca Digital Camões

Instituto Camões livros para ler online

O instituto Camões tem uma biblioteca digital extensa. Das obras clássicas a teses e dissertações, se tiver a ver com literatura, está aqui.

Todos os recursos deste site estão disponíveis em formato PDF. O acesso é totalmente gratuito e as obras estão catalogadas por tema, por autor e por antiguidade.

Esta opção é particularmente valiosa pelo caráter educativo, já que tem várias análises e comentários explicativos das obras.

Rakuten Kobo

Rakuten Kobo

O nome pode parecer estranho, mas os livros estão em português. Aqui há obras para todos os gostos, gratuitas ou a preços reduzidos.

Tem muitas obras recentes. Também há variedade de temas, que incluem áreas técnicas como a economia e as finanças. Um extra: estão disponíveis obras de banda desenhada.

Além dos livros para ler online, encontra neste site outro tipo de recursos, como os audiolivros.

Leya Online

Leya

A editora portuguesa integrou no site um repositório de livros para ler online. Alguns são gratuitos, outros são pagos – mas há descontos exclusivos para as versões digitais.

Entre os títulos há toda a variedade que encontra numa livraria tradicional. Das atividades para as crianças aos livros técnicos, todos têm garantia de qualidade na edição.

Para aceder aos ficheiros é obrigatório fazer um registo no site. Esse registo, contudo, é gratuito. Serve para construir uma “biblioteca pessoal” com as obras que descarregou (e não ter de pagar por elas novamente quando quiser voltar a descarregar).

Bertrand

Bertrand

A Bertrand é mais conhecida pelas livrarias físicas, mas a plataforma digital é igualmente variada. No site da empresa encontra uma secção de livros para ler online, todos pagos.

O registo no site é obrigatório e dá acesso a uma área de cliente. É nessa área que ficam disponíveis para download os livros que comprar e já tiver pago.

Nesta plataforma pode pagar por todos os meios de pagamento à distância. Não há custos associados ao registo e, depois de pagas, as obras ficam disponíveis para sempre. Todos os ficheiros são otimizados para leitores eletrónicos ou para a plataforma de leitura da Adobe (ADE).

Amazon

Apesar de ser uma plataforma de compras, a Amazon também disponibiliza livros para ler online. Formalmente, esta secção só tem opções pagas, mas não faltam descontos de 100%. Vale a pena ir espreitando com regularidade, porque as ofertas mudam diariamente.

Aqui não há clássicos, mas há imensas obras recentes e para todos os tipos de público. Os ficheiros são otimizados para o Kindle, mas podem ser lidos noutros dispositivos através da aplicação própria da Amazon (que é de download gratuito).

Neste caso só tem de ter atenção ao idioma dos livros. Por ser uma plataforma internacional, a Amazon mistura todas as obras escritas em português, sem olhar ao país do autor. É muito provável que encontre livros em português do Brasil.

Free e-Books

Free ebooks livros para ler online

A descrição deste site tem de começar por um alerta: está em português do Brasil. Isso significa que todas as obras que lá encontra são brasileiras ou traduzidas para português do Brasil.

Ainda assim, não deixa de ser uma boa opção para quem procura livros para ler online. A oferta é variada e sempre gratuita, e inclui alguns clássicos da literatura mundial.

O acesso é livre e o registo não é obrigatório. A grande vantagem é que os ficheiros estão disponíveis em praticamente todos os formatos, do PDF aos ficheiros otimizados para leitures eletrónicos.

Repositórios de livros para ler online em inglês

Many books

Many books livros para ler online

Encontra, nesta plataforma, mais de 50 mil livros para ler online, totalmente gratuitos ou a preços muito baixos. Estão catalogados por tema, por recomendação dos editores e por antiguidade.

Aqui pode ler os clássicos da literatura mundial, mas também muitas obras de autores menos conhecidos. Para ajudar na escolha, estão disponíveis as avaliações dos outros leitores.

Se estiver à vontade com a leitura em inglês – ou se estiver com vontade de a praticar -, esta é uma excelente opção. Os ficheiros, no entanto, não estão disponíveis neste site – apenas as ligações para os repositórios onde pode encontrá-los.

O registo é gratuito, mas não é obrigatório. Se o fizer, ganha acesso a descontos exlcusivos para os membros.

e-Books.com

Ebooks livros para ler online

Aqui não há livros gratuitos. No entanto, a oferta é gigantesca e do mais variado possível. Nesta verdadeira livraria do mundo as obras estão catalogadas por tema, mas é possível pesquisar por título, por autor e até por ISBN.

O site torna-se particularmente interessante porque funciona como uma livraria normal: vende os bestsellers do momento e até tem categorias especiais, como livros que deram filmes (ou que derivam deles). Para todas as obras são recolhidos testemunhos de leitores e críticos famosos.

O registo é obrigatório para poder ter acesso à area de cliente. Há livros para ler online e para descarregar em praticamente todos os formatos possíveis.

Bookrix

Bookrix livros para ler online

Qualquer categoria que consiga imaginar – mesmo qualquer uma – existe neste site. Das bíblias aos livros técnicos de computação, não falta nada.

As obras editadas pela Bookrix são disponibilizadas de forma gratuita. Todas as que vierem de outras editoras têm de ser pagas. O registo no site torna-se necessário para aceder à área de cliente.

Os formatos dos ficheiros disponíveis permitem ler online ou descarregar para todo o tipo de dispositivos eletrónicos.

Projeto Gutenberg

Projeto Gutemberg

O projecto que começou com um ensaio, em 1992, conta já com mais de 38 mil livros eletrónicos gratuitos. O objetivo é transformar os grandes clássicos da literatura em livros para ler online e assim democratizar a cultura.

Por princípio, o acesso às obras é totalmente livre: só tem de escolher e descarregar no formato que preferir. A manutenção e atualização do repositório é feita por voluntários – que, no entanto, agradecem todos os donativos.

Nesta plataforma encontra obras em inglês, em português, em alemão e em francês. Quase todas foram publicadas antes de 1924. Não há necessidade de qualquer registo.

Open Library

Open Library livros para ler online

O site assume-se como “a biblioteca do mundo” e tem como objetivo listar todos os títulos existentes no planeta.

Neste caso, as obras não estão disponíveis na plataforma. Aqui só encontra os títulos, devidamente catalogados, e as ligações para o local onde pode descarregar os ficheiros.

Algumas obras são gratuitas, outras são pagas. Os formatos disponíveis para cada livro também variam consoante o fornecedor.

A grande diferença desta plataforma é que, além de encontrar livros para ler online e para descarregar, também encontra livros para patrocinar. São obras que ainda não estão disponíveis na biblioteca e que os utilizadores podem comprar para doar à comunidade.

De igual forma pode carregar no site os livros que lhe interessam e pedir patrocínio para que fiquem disponíveis.

O registo é obrigatório para poder usar os recursos do site.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.