Quer ter todos os conteúdos à mão mas gostaria de encontrar uma solução mais leve do que um computador portátil? Um tablet pode ser a solução ideal para si. Saiba como escolher o melhor tablet!
Conheça as tendências – saiba como escolher o melhor tablet para si ou para os seus filhos
O Mercado dos produtos tecnológicos caracteriza-se não só pela velocidade estonteante à qual aparecem novos aparelhos, mas também pela oferta extensa de todo o tipo de artigos. Nesta conjuntura, pode ser difícil saber como escolher o melhor tablet, o melhor telemóvel, a melhor smart tv… enfim, é preciso conhecer bem as funcionalidades dos produtos e ser capaz de antever a sua durabilidade face às novidades que entretanto irão surgir.
Tablet porquê?
Para muitos, o tablet representa o melhor de dois mundos. Mas, algures entre o computador portátil e o Smartphone, será que o tablet veio mesmo para ficar? Parece que sim, pelo menos para já. Os tablets são ideais para jogar jogos, ler, fazer os trabalhos de casa, ou até para manter as crianças entretidas no banco de trás do carro (sim, as marcas pensaram nisso e existem modelos próprios para crianças).
Pode não acreditar, mas a origem do tablet remonta ao ano de 1968, quando Alan Ray criou um computador cujo corpo era muito semelhante ao que reconhecemos hoje como sendo um tablet – o ecrã e o teclado surgiam em bloco. Desde então, houve várias tentativas (falhadas) de implementar um produto com as características de um atual tablet; por exemplo quando em 1992 a Microsoft, pela mão de Bill Gates, tentou implementar no mercado o primeiro tablet “oficial”.
Como todos sabemos, foi só em 2010 que o tablet se disseminou massivamente por todo o mundo, com o lançamento certeiro do Ipad, pela mão de Steve Jobs, da Apple.
Como encontramos o mercado de tablets?
Dados de vendas de 2018 indicam inequivocamente que o ano que passou foi de alta para o mercado de tablets. Marcas como Apple, Samsung e Google parecem ser as mais ativas neste setor. A Apple parece continuar a dominar o mercado dos tablets, mas cada vez surgem mais alternativas “simpáticas” nos sistemas Android e Windows.
Como escolher o melhor tablet – as nossas sugestões
Aqui ficam então as nossas recomendações de compra.
Apple – Ipad 2019
A corrida ao melhor tablet surge envolta em contornos de alguma previsibilidade, e a Apple está e estará na pole position no que aos melhores tablets diz respeito. O seu último modelo de Ipad, de 2019 é o que apresenta melhores características, comparando com toda a concorrência. Possui um ecrã com ótima luminosidade e grafismos, o seu desempenho é smooth, e a bateria é de longa duração. Tudo isto a um preço a condizer, e acessível. Tem a possibilidade de integrar suporte para colocar a caneta, que pode ser vendida separadamente por cerca de cem euros. Além disso traz um novo processador.
A tela brilhante de 10,2 polegadas é perfeita para ver vídeo. O seu manuseamento revela-se fácil, devido ao facto de o aparelho ser fino e leve. Os padrões de qualidade que reconhecemos na Apple surgem aqui em todo o seu esplendor, desde a qualidade da construção ao interior. Possui um processador A10 da Apple com um co-processador M10 incorporado, o que se traduz na prática por um desempenho perfeito, seja na navegação no browser, seja no uso das aplicações, seja a ver filmes ou a jogar jogos. Se não quer facilitar na escolha de um tablet, o IPad é um amigo confiável. A câmara da frente tem oito megapixels, com abertura 2/4, o que a torna interessante para captar imagens com detalhe em boa qualidade.
Como desvantagens, podemos apenas apontar o eventual brilho demasiado refletivo do ecrã, e a média qualidade da câmara de filmar e fotografar traseira. O modelo mais barato que poderá encontrar é o IPad 10,2 polegadas. A bateria poderá durar até dez horas. O preço, dependendo do tamanho, situar-se-á entre os 399 e os 539 euros.
Encontre aqui todos os modelos ⇒
Android – Samsung Galaxy Tab S6
Este tablet é a melhor escolha a nível de sistema operativo Android, e a razão não é muito animadora: é que é o que mais se aproxima ao IPad da Apple. Portanto, para quem procura uma alternativa ao IPad, não tem muito mais por onde escolher! O preço ronda os 700 euros, o que nos leva a concluir que se trata de um rival direto da gama mais elevada do IPad.
Embora não tenha um design tão atraente como o IPad, este tablet apresenta uma qualidade única: o seu ecrã de 10.5 polegadas. De resto, as restantes características assemelham-se às do IPad, como a qualidade da câmara e a capacidade de memória.
Encontre aqui todos os modelos ⇒
Boas opções a preços em conta
Se procura uma boa opção mas a um preço substancialmente mais reduzido do que o dos dois tablets de que falámos atrás, o Amazon Fire HD 10 é uma boa solução, com preço a rondar os 150€. Se prescinde de uma boa câmara fotográfica, e não se importa de não ter acesso a apps da Google Play, esta poderá ser uma boa opção para si.
Tablets para crianças
Saber como escolher o melhor tablet para crianças é um desafio, mas não é assim tão difícil. Não se deixe iludir: um bom tablet para crianças não é um bom tablet para adultos. Enquanto que um tablet para adultos se quer fino, leve e veloz, um tablet para crianças deverá ser barato, robusto e resistente.
No entanto, isto não quer dizer que descure algumas qualidades essenciais do produto. Não se esqueça de que uma criança vai certamente querer um tablet para jogar jogos, e para que realmente consiga fazê-lo, deve apresentar as seguintes caraterísticas:
- 1,280 x 800 polegadas é a resolução mínima aceitável para jogar jogos e ver vídeos com conforto.
- Na dúvida entre escolher um com 16 GB de espaço de disco ou um com 8GB, escolha o de 16GB, de forma a ter espaço suficiente para instalar um número razoável de apps.
- Quanto à memória RAM, procure que seja pelo menos de 1.5 GB.
Algumas marcas já têm tablets com edições especiais para crianças. Experimente o Amazon Fire. O preço das edições mais baratas ronda os 70€. O que o torna especialmente adequado para crianças? Tem uma interface simplificada, controlo parental, e o FreeTime Unlimited, que é basicamente um gigantesco pacote de conteúdo para crianças. Um “painel pai” permite que acompanhe o que seus filhos estão a fazer e restrinja o seu tempo de uso.
Leia também: