Para Inspirar

Brinquedos de madeira para bebé: 9 benefícios e como comprar

Optar por brinquedos de madeira para bebé pode trazer inúmeras vantagens, para o bebé, para o meio ambiente e para quem o rodeia. Vamos descobrir porquê.

Brinquedos de madeira para bebé: benefícios e vantagens

Comprar brinquedos hoje em dia pode ser uma tarefa árdua. Com a panóplia de ofertas que existem no mercado, saber para onde nos devemos virar exige sem dúvida algum investimento de tempo e energia.

Para quem faz questão de brindar o seu bébé com brinquedos de qualidade e que estimulem o seu desenvolvimento, é fundamental investigar um pouco para poder tomar decisões acertadas.

Numa altura em que o uso do plástico se torna um problema a nível mundial, em que a saúde do planeta está colocada em causa, é fundamental olharmos para a possibilidade de adquirir brinquedos em materiais recicláveis. Mas as vantagens dos brinquedos de madeira para bebé estão longe de ficar por aí.

A realidade é que os brinquedos de madeira estão a voltar a ser usados: pelas suas qualidades estéticas, pela sustentabilidade ambiental e por muitos outros fatores. Vamos descobri-los?

#1 Uma sensação táctil única

Há algo de especial na sensação tátil de passar as mãos sobre um objeto de madeira. E se pensa que as crianças não dão valor a esse fator, desengane-se: elas captam isso melhor do que ninguém.

Depois de algumas décadas de utilização de brinquedos construídos em material sintético, parece de facto estar a ressurgir o uso de brinquedos de madeira, que outrora, foram os únicos brinquedos conhecidos pelos nossos pais.

Na Amazon Espanha encontra brinquedos de madeira para diferentes preços com entregas rápidas. Veja este exemplo.

#2 Proporcionam um equilíbrio em relação aos aparelhos digitais

Uma das razões que parece ser determinante para voltarmos aos brinquedos de madeira é o facto de fazerem uma espécie de contraponto relativamente ao uso de aparelhos sofisticados digitais que hoje se tornou avassalador.

De acordo com alguns especialistas, a madeira reconecta-nos com a natureza, sendo um material familiar, orgânico e poético, que transmite à criança uma maior sensação de contacto íntimo.

brinquedos bebe madeira

#3 Mais amigos do ambiente

Os brinquedos feitos de madeira certificada de origem sustentável são uma opção muito mais ecológica do que os brinquedos de plástico. Como a madeira é uma substância orgânica e renovável, os brinquedos de madeira são biodegradáveis e podem ser reciclados. Além disso, estes brinquedos não contêm produtos tóxicos, especialmente se não for usado qualquer verniz no revestimento.

Quando os brinquedos de madeira para bebé são feitos manualmente e os materiais usados são de origem e certificação sustentáveis, a sua qualidade é infinitamente superior aos brinquedos de plástico produzidos em massa.

Na ToyRus há dezenas de brinquedos de madeira. Encontre-os aqui.

#4 Maior resistência

A resistência dos brinquedos, na perspetiva da criança que brinca, é um fator muito importante. É inevitável que nas mãos de qualquer criança os brinquedos caiam ao chão inúmeras vezes, ou são alvo de choques e manuseamento brusco. Um brinquedo em madeira é um brinquedo que muito dificilmente parte, por muito que caia ao chão.

#5 Ajudam as crianças a desenvolverem habilidades motoras

Os brinquedos de madeira desafiam a coordenação, a agilidade e o equilíbrio das crianças. Se o seu filho estiver a brincar com um monte de blocos de madeira em formas e tamanhos diferentes, ele terá que encontrar uma forma de organizá-los para que não caiam ou se desmoronem.

Isso ajudará o bebé a saber usar os dedos e as mãos para construir uma torre, com todo o exercício de cuidado que a tarefa exige.

Ao serem feitos em madeira, estes brinquedos apresentam outra solidez e robustez que os materiais sintéticos não oferecem.

#6 Compensam financeiramente

Mesmo que os preços unitários de cada brinquedo de madeira lhe pareçam mais altos do que muitos outros, tenha presente que falamos de produtos que irão durar muito mais tempo, e ainda oferecem um grau de maior segurança ao bebé. Portanto, a longo prazo será sempre a melhor escolha para a carteira.

#7 Fomentam a criatividade e a imaginação do bebé

O avanço avassalador da tecnologia fez com que os brinquedos sejam muito completos e repletos de detalhes visuais. Mas o menos às vezes é mais, e a verdade é que com brinquedos mais simples se consegue estimular mais a imaginação.

É como se fossem folhas em branco nas quais as crianças vão poder projetar toda a sua imaginação e criatividade. E sim, a imaginação de uma criança consegue fazer milagres com o objeto mais simples do mundo.

No Aliexpress encontra vários tipos de brinquedos de madeira para bebé. Veja aqui alguns exemplos.

#8 Aumentam a capacidade de concentração

Tal como acontece com a iluminação natural, os locais de trabalho com madeira têm um efeito mais relaxante e estimulante para o cérebro humano. O esforço mental despendido é menor do que quando se trata de ambientes com objetos sintéticos, como plástico ou metal.

#9 Os brinquedos de madeira para bebé são intemporais

Pois é, além de serem mais resistentes e terem um alto grau de durabilidade, os brinquedos de madeira para bebé ainda oferecem mais esta vantagem: nunca passam de moda.

Por estas razões, a escolha de brinquedos em madeira é muito interessante. Aposte numa nova forma de brincar!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.